I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O ENCONTRO DA MULHER SAMARITANA


Introdução:
Ela era discriminada por ser mulher (v.27); uma pessoa rejeitada pelos judeus por ser samaritana (v.9); rejeitada pelos próprios samaritanos por ter vida sexual irregular (v.18). Foi buscar água ao meio-dia (hora sexta, v.6) para não se encontrar com ninguém no poço. O horário de se buscar água era pela manhã. Ela vivia fugindo, se escondendo. Tinha vergonha de si mesma. A mulher samaritana precisava: encontrar, conhecer, comprometer-se e testemunhar.

1-Encontrar Jesus
Ele foi até onde ela estava. Não é pelo esforço humano que se encontra Deus. Ele veio até nós.

2-Conhecer Jesus (em etapas, níveis de conhecimento).
2.1-Reconhecendo que Jesus é maior.
O Senhor é maior que o nosso pai Jacó? (v.12). Jesus é maior. Uma idéia importante, mas vaga. Poço ou fonte? Jacó nos deu um poço natural (v.12). Falar sobre religiões, o que elas nos deram (herança, v.5) e a insatisfação apesar de tudo isso (sede, v.13); (Jeremias 2.13). Jesus nos deu uma fonte espiritual (v.14), viva e eterna, um manancial. Quem tem a fonte dentro de si, não precisa depender de poços exteriores para ter alegria, esperança etc.

2.2Reconhecendo quem Jesus é.
Muitos vêem Jesus como profeta, como mestre, etc. etc. etc. Isso não os salva. Valorizam os ensinamentos de Cristo e não a sua pessoa nem a sua obra.

2.3-Reconhecendo que Jesus é o Cristo (v.29).
Esta é a conclusão indispensável. Significa o reconhecimento de Jesus como a solução divina para a alma humana. Significa o reconhecimento de Jesus como o salvador prometido.

3-Comprometer-secomele.
"Senhor, dá-me dessa água" (v.15). Mesmo sem ter ainda pleno entendimento, ela quis o que o Senhor oferecia. Não adianta reconhecer e não se comprometer.

4-Testemunhar aos outros a respeito de Jesus.
A mulher foi e anunciou em Sicar sobre seu encontro com Jesus (v.28-29). A mulher quebrou seu estado de isolamento social, deixou para trás o cântaro e foi evangelizar. Muitas coisas são deixadas para trás quando se entrega a vida a Cristo.

5- A samaritana “vivia de história”, se alimentava do passado:
“O pai Jacó nos deu o poço...”. Estava presa ao passado. Estava presa à experiência que Jacó teve com Deus. A água do poço de Jacó pode representar a experiência do patriarca com Deus. Foi legítima e exemplar, mas não servia para a samaritana. Não era satisfatória.

6- A samaritana lançava sua esperança para um futuro distante:
“Quando o Messias vier nos anunciará todas as coisas...”

7- Mas... como estava seu tempo presente?
“Não tenho marido.” Talvez isso não seja problema para algumas pessoas, mas, naquelas circunstâncias, representava o fracasso de uma vida. Além disso, não sabia onde adorar. Estava espiritualmente desorientada.8-A proposta de Jesus:
“A hora vem, e AGORA É”. O tempo para a experiência com Deus é o presente. Este é o momento para se ter uma experiência com Deus. Você não vai ficar dependendo da água dos outros, da experiência de Jacó, mas vai ter acesso direto à fonte.

Conclusão:

Os ouvintes da mensagem estão tendo um encontro com Jesus. Ele está falando a cada um agora. Em João 4, Jesus não está pregando para uma multidão. Ele destaca o valor de uma alma. Agora, os ouvintes precisam reconhecer Jesus com salvador e fazer um compromisso de servi-lo. Bom momento para o apelo. Diga a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água”.

Nenhum comentário:

NOTICIAS EVANGELICAS